domingo, 1 de julho de 2012

Atividade 3.1 Contextualizando a Mudança: da teoria a prática

Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço suas idéias, dúvidas, curiosidades?Quando o professor consegue a confiança do seu aluno, estabelece um canal de diálogo entre professor e aluno. Com esse canal aberto o professor poderá contar com as sugestões de seus alunos e terá a oportunidade de ajudá-los a tirar todas as suas dúvidas possíveis. Mesmo porque é a curiosidade deles que dá sentido e continuidade a nossa aula, sem essa curiosidade pode ter certeza que não atingiremos nossas metas.Quanto suas dúvidas, são elas que medem o grau de sucesso de nosso trabalho e nos faz repensar nossas praticas para continuarmos tendo sucesso.

Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?
As tecnologias são ferramentas pedagógicas enriquecedoras onde o professor desenvolve competências e habilidades para trabalhar com os recursos e explorá-los adequadamente. Atuando na conquista do aluno pelo ato de aprender, tornando nossas aulas mais interessantes e motivadoras a eles, Devemos também além de aproveitar o conhecimento que os alunos já tem, aproveitar também o conhecimento que conseguimos passar a eles, pois o que já aprendeu pode ajudar quem não sabe, fazendo com que eles se ajudem mutuamente.
Utilizo estratégias de ensino, com uso de tecnologias que podem criar um ambiente de livre expressão:
_ Relatos de fatos e/ou acontecimentos diários;
_ Hora da história, fábulas, piadas, charadas etc;
_ Assistir e relatar filmes;
_ Apresentações de vídeos, imagens, fotos, músicas etc;
_ Pintura, colagem etc.

 
Diante do grande avanço tecnológico pelo qual passamos, a escola precisa valorizar a linguagem do século XXI.
Segundo Pedro Demo, estamos encalhados no processo do ler, escrever e contar, enquanto nossas crianças estão trocando informações entre si e interagindo com o mundo, através da internet.
Nós educadores, responsáveis pela formação de cidadãos críticos, aptos para enfrentar o “mundo”, precisamos valorizar a linguagem dos nossos alunos, nos utilizando de ferramentas comuns no seu dia a dia, como é o caso da internet e do celular entre outras, para que tenhamos o que pode ser chamado de uma aprendizagem “situada”.
Para estabelecer um ambiente de livre expressão, que favoreça o diálogo, precisamos despertar, através de projetos, o interesse do aluno para que sinta prazer em participar, discutir, debater, pesquisar, interagir com os colegas e com outras pessoas utilizando blogs, fóruns, e-mails...
Para que essas mudanças aconteçam, torna-se necessário que o professor tome consciência de que “Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal” (Pedro Demo).